Democratização da Comunicação

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Comunicação, assim como educação, saúde, moradia, cultura e transporte é um direito, e um direito de todas e todos. Cada centavo usado em serviços e produtos de comunicação pelo poder público – nas três esferas – vem dos impostos pagos pelos cidadãos, mas não é somente isto o que faz da comunicação um direito humano.

Comunicação é um direito coletivo, pois são por meio das múltiplas formas de comunicação que indivíduos e grupos realizam e regem as interações e trocas culturais. Portanto, comunicação é uma dimensão inseparável da vida, mas, assim como outras, ao longo dos séculos estas múltiplas formas vêm sendo transformadas em meras mercadoria e em ferramentas de opressão na sociedade dividida em classe.

O controle da comunicação e da chiefessays.net grande mídia nas mãos de apenas cinco famílias da alta burguesia nacional, ainda mantendo a prática coronelista, tem sido a trava para o avanço de muitas das plataformas dos programas de ampliação da igualdade de direitos no Brasil. Desde a discussão das políticas públicas de legalização do aborto, da reforma política, da reforma tributária e da ampliação do controle social sobre as ações de instituições públicas e privadas.

Ao avanço destas bandeiras a grande mídia impõe como “opinião neutra e idônea” as plataformas que asseguram o controle das regalias das grandes fortunas construídas grandes empresários que lucram com os serviços de comunicação que deveriam servir a sociedade civil, o financiamento privado de campanhas, a privatização do patrimônio público e as restrições ao controle social.